Glossário

Glossário para Aplicações e Notas Técnicas da RAE Systems

Observação: As definições neste glossário são elementares e têm apenas o objetivo de ajudar a compreensão de pessoas que não têm conhecimentos de química e eletrônica. As palavras contidas em uma definição que estão em negrito são definidas em outra parte do glossário.

 

Benzeno - Benzeno é um composto químico que é geralmente usado na manufatura. Em sua forma mais comum, o benzeno é um líquido transparente, com cheiro ligeiramente doce e altamente combustível. O Benzeno é usado frequentemente na manufatura de borracha, tintas, plásticos, resinas, drogas, pesticidas, sintéticos e outros produtos. Ele está também presente na gasolina e no tabaco.

 

Eletromagnético - magnetismo produzido por corrente elétrica

 

Hidrocarboneto – um composto químico orgânico contendo apenas átomos de hidrogênio e carbono

 

IBE – Isobutileno, um gás de calibração comum para PIDs.

 

Íon - Um átomo ou grupo de átomos que adquiriu uma carga elétrica ganhando ou perdendo um ou mais elétrons. Vem da palavra grega ion, que significa ir

 

Ionização – A formação ou separação de íons por aquecimento, descarga elétrica, radiação ou reação química.

 

EI ou PI – Energia de Ionização ou Potencial de Ionização, mais corretamente energia de ionização e normalmente expressa em eletron-volt (eV). Essa é a menor energia do fóton capaz de ejetar um elétron de uma molécula alvo

 

Potencial de Ionização – Veja EI.

 

Isobutileno - C4H8 - em sua forma pura é usado na síntese orgânica e na produção de gasolina de aviação de alta octanagem. Seu principal uso é na produção de borracha Butil, onde compreende 98% da matéria prima usada.

 

LEL ou LFL - Limite Explosivo Inferior ou Limite de Flamabilidade Inferior; a menor concentração de vapor que sustentará uma chama quando aceso no ar.

 

MOS – Semicondutor de Óxido de Metal; Um tipo de dispositivo semicondutor geralmente usado na maioria dos circuitos eletrônicos. Alguns sensores empregam essa tecnologia para detecção de gás.

 

NIOSH – National Institute for Occupational Safety and Health; a agência do governo americano que recomenta limites de exposição não obrigatórios (RELs).

 

Octana – um hidrocarboneto líquido encontrado no petróleo. Do século 19. Cunhado de octo + ana, do número de átomos de carbono no hidrocarboneto.

 

Orgânica – Química: De ou designando composto de carbono com mais de um átomo de carbono e geralmente contendo átomos de hidrogênio. Do grego organon, literalmente, ferramenta, instrumento. Parcialmente do francês antigo, organe, do latim organo.

 

Fóton – uma quantidade de luz visível ou outra forma de radiação eletromagnética. Século 19 Do grego, via francês phōt- , luz.

 

PID – Detector de Fotoionização; Um dispositivo que excita os elétrons atingindo os átomos com fótons, causando a ionização dos átomos, a carga dos átomos ionizados é então medida por um circuito eletrônico.

 

ppb – Partes por Bilhão. A taxa, expressa em bilhões, de duas substâncias, por exemplo, se uma substância tiver 5 partes de A e 1 bilhão de partes de B, então é 5ppb (0,0000005%).

 

ppm – Partes por Milhão. A taxa, expressa em milhão, de duas substâncias, por exemplo, se uma substância tiver 10 partes de A em 1 milhão de partes de B, então é 10ppm (,000001%).

 

Quantum – física: A menor unidade usada para medir uma propriedade física. Por exemplo, o quantum de radiação eletromagnética é o fóton.

 

REL – Nível de Exposição Recomendado como sugerido pela NIOSH

Resistência – a propriedade de um resistor que inibe o fluxo de corrente elétrica em um circuito eletrônico

 

Resistor – um componente eletrônico que resiste ao fluxo de corrente elétrico em um circuito eletrônico.

 

Semicondutor – um sólido parcialmente condutivo: um sólido como o silício que tem uma condutividade elétrica entre a de um condutor e a de um isolante

 

VOC – Composto Orgânico Volátil; Em geral, o uso deste acrônimo se refere a todos os compostos orgânicos que possuem pressão de vapor significativa.

 

Volátil – Química-
a. Que evapora prontamente em temperaturas e pressões normais.
b. Que pode ser prontamente vaporizado.
Francês, do francês antigo, do latim volatilis, voando, de volatus, particípio passado de volare, voar

 

STEL – Limites de Exposição de Curto Prazo; a concentração máxima permitida em um período de 15 minutos por no máximo 3 vezes por dia de 8 horas, separadas por pelo menos uma hora com exposição abaixo de TWA

 

TWA – Média Ponderada no Tempo; Uma exposição cumulativa, geralmente maior do que um período de 8 horas. A TWA é calculada como a concentração média vezes a fração do período de tempo (8-hr) transcorrido.

 

Vapor – física- o estado gasoso de um líquido ou sólido em uma temperatura abaixo do ponto de ebulição

 

Pressão de Vapor – a pressão exercida por um vapor, especialmente um vapor em contato com sua forma líquida

 

Ponte de Wheatstone – Um dispositivo eletrônico usado para determinar uma resistência desconhecida ajustando uma resistência conhecida de forma que o valor conhecido e o valor desconhecido sejam equilibrados e a corrente medida seja zero. Em princípio, a ponte de Wheatstone funciona como a balança de médico em que os pesos conhecidos são usados para zerar a balança em relação ao peso do paciente.